Aquicultura

Medidas para garantir o bem-estar de peixes na aquicultura

12 abril 2022

Bem-estar de peixes na aquicultura pode ser garantido através de estratégias de controle de qualidade da água e do uso de bomba para tanque para transporte de peixes

Nos últimos anos, a discussão sobre o bem-estar de peixes na aquicultura ganhou espaço na indústria. Não só os consumidores vêm demonstrando maior preocupação com a origem da proteína animal, mas também a comunidade aquícola reconhece que peixes criados sob condições de estresse podem trazer impactos negativos para a produção. Uma pesquisa publicada no Saudi Journal of Biological Sciences constatou que circunstâncias adversas na piscicultura desencadeiam mudanças fisiológicas em peixes como imunossupressão e alterações metabólicas, o que contribui para uma maior suscetibilidade à infecções e, consequentemente, à maior taxa de mortalidade.

Pensando na influência que o bem-estar animal tem na produtividade aquícola, reunimos em um infográfico algumas medidas que podem fazer com que o sistema de criação de peixe seja mais sustentável. Veja a seguir: 

Densidade de estocagem de peixes adequada reduz a predisposição à patógenos

Uma das formas de garantir o bem-estar de peixes nos sistemas de criação é evitando a superlotação. Isso porque, como demonstrou um estudo publicado no ScienceDirect, a alta densidade de estocagem de peixes pode induzir hipóxia, danos mecânicos e níveis aumentados de estresse. Esse dado vai de encontro com a pesquisa do Saudi Journal of Biological Sciences, que indica que a superlotação está ligada ao aumento dos níveis de glicose plasmática, catecolaminas e cortisol. Mas, por outro lado, a publicação demonstra que um nível intermediário de estocagem tende a aumentar a eficiência do crescimento e diminuir a suscetibilidade às doenças.

Boa qualidade da água na aquicultura proporciona bem-estar de peixes

A qualidade da água na criação de peixes está diretamente ligada com a densidade de estocagem, pois a superlotação dos viveiros aumenta os níveis de fezes e resíduos metabólicos. Como os peixes estão em constante interação com o ambiente através das brânquias e da pele, características da água, como nível de oxigênio dissolvido, salinidade, pH e amônia influenciam diretamente no bem-estar animal. Por isso, é fundamental que os parâmetros de qualidade da água sejam monitorados constantemente na piscicultura e, nesse contexto, um difusor de aeração de oxigênio para cada tanque de peixe pode ser útil para manter o nível de oxigênio adequado.

Bem-estar de peixes depende de profissionais treinados para identificar comportamentos naturais e anormais das espécies

Uma outra medida eficaz para que o sistema de criação seja focado no bem-estar animal é apostar em programas de treinamento que capacitem os funcionários acerca dos comportamentos naturais e anormais das espécies criadas. Isso porque a gravidade e o tipo de resposta comportamental dos peixes ao estresse podem variar entre as espécies, como demonstrou o artigo científico do Saudi Journal of Biological Sciences. Assim, é fundamental que profissionais qualificados saibam identificar esses sinais e ajustar as condições da piscicultura quando necessário.

Transporte de peixes feito com bomba reduz o estresse animal 

O manejo de peixes em tanques pode ameaçar seriamente o bem-estar animal e alterar os seus padrões fisiológicos. Ainda que sejam transferências de curta duração, os métodos de transportes convencionais implicam em alterações não só na temperatura e na qualidade da água, como também no espaço disponível para que os peixes possam manter seu comportamento normal. Por isso, não é raro que esse procedimento ocasione danos físicos e mortes por estresse agudo. Uma alternativa para minimizar os prejuízos associados ao transporte é a bomba para tanque de peixe, tecnologia que permite mover os peixes entre as instalações de modo gentil, automatizado, sem intervenção manual e mantendo os peixes com água e oxigênio suficientes.

Por fim, podemos considerar que além de os esforços para garantir o bem-estar na aquicultura possibilitarem melhores condições de vida para os peixes, essas medidas são imprescindíveis para prevenir a circulação de patógenos e, consequentemente, garantir a biosseguridade na piscicultura.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.