Bomba para tanque de peixe: as vantagens da tecnologia que permite movê-los entre as instalações
17 março 2022
Um dos principais desafios na aquicultura é o manejo de peixes entre as instalações, principalmente quando falamos de criações com elevada densidade animal, como é o caso do sistema intensivo. Nesses casos, são necessários equipamentos especializados, como as bombas para tanque de peixe, para otimizar os processos. Isso porque além de os métodos convencionais de transporte demandarem muita energia dos trabalhadores, que frequentemente precisam levantar redes pesadas, não é incomum que peixes morram durante a transferência. Por outro lado, o uso de bomba para tanque de peixe oferece vantagens tanto para o produtor quanto para o bem-estar animal.
Bem-estar de peixes é garantido com o uso da bomba para tanque
Um dos principais benefícios do equipamento que permite mover os animais entre as instalações é o manejo gentil, minimizando o estresse e prejuízos associados ao bem-estar de peixes na aquicultura. Como o procedimento é feito sem intervenção manual e os peixes ficam inseridos na água o tempo todo, as bombas evitam ferimentos durante o transporte e que os peixes fiquem sem oxigênio, além de contribuírem diretamente para a manutenção da qualidade do pescado.
Tecnologia permite um manejo de peixes simplificado
Além disso, essa tecnologia permite mover os peixes a uma distância de até 2.000 metros horizontais de modo automático e facilitado. É necessário apenas uma pessoa para que seja feito o seu manuseio, o que também diminui custos envolvidos na mão-de-obra. Basta girar a bomba para a posição desejada, colocar a mangueira para a passagem dos peixes no tanque, preparar a máquina e iniciar o bombeamento. Ao longo do processo, é possível acompanhar através de uma tela a velocidade que os peixes são movidos, pausar e seguir com o manejo conforme as necessidades da produção.
Esse controle pode ser feito na própria bomba para tanque de peixe, que tem botões de comando, ou através de um controle remoto, que traz maior funcionalidade para o manejo. Outra vantagem é a possibilidade de conectar essa ferramenta à tecnologia que otimiza o rastreamento e contagem de peixes, permitindo ao produtor uma visualização mais abrangente sobre todo o processo.
Bomba para tanque de peixe pode ser usada em diferentes etapas da criação
Com o uso da bomba para tanque de peixe, pode-se obter um manejo simplificado tanto de peixes jovens quanto de peixes adultos. Isso porque existem aparelhos com alta eficácia para diferentes tamanhos de peixes, o que permite a sua passagem em diferentes etapas do processo produtivo. Por exemplo, um equipamento com 6 polegadas pode atender a demanda de um piscicultor que deseja mover peixes de até 400 gramas, enquanto uma bomba de 10 polegadas pode facilitar o manejo de pescados na fase adulta e marítima, no caso dos salmões. Dessa forma, é possível fazer um manejo mais estratégico e otimizado.
É importante destacar que as bombas são para mover os peixes de forma geral, podendo ser usadas para movê-los entre as instalações, para manejos graduais e de contagem e para transferi-los a caminhões que irão encaminhar o lote para outras pisciculturas ou para o centro de destino no mar, como ocorre no cultivo de salmonídeos. É por isso que existem diferentes tamanhos de bombas para tanque de peixe, pois a mais adequada irá depender da etapa do cultivo e da espécie envolvida.
Em síntese, a tecnologia permite mover os peixes a longas distâncias, reduzindo os danos frequentemente associados ao transporte tradicional tanto para a equipe responsável pelo manejo quanto para os peixes. Também possibilita um manejo simplificado e estratégico, que pode ser feito de forma automatizada e de acordo com a fase de criação que os pescados se encontram. Para aumentar a otimização dos processos, a bomba para tanque também pode ser conectada com outros dispositivos utilizados no criatório através de outra tecnologia aliada da aquicultura, o SmartFlow System.