Aquicultura

As vantagens do mecanismo de controle de densidade na aquicultura

26 julho 2022

O mecanismo de controle de densidade oferece vantagens para a aquicultura, como a otimização da vacinação de peixes

Fazer o controle de densidade na aquicultura é essencial para obter bons índices de produtividade. Isso porque, como mostra um artigo publicado na Pesquisa Agropecuária Brasileira, esse é um fator determinante para o crescimento dos peixes. Segundo o estudo, a baixa densidade de estocagem por metro cúbico pode fazer com que os pescados acumulem gordura devido à menor competitividade por alimento. Em contrapartida, o artigo aponta que a estocagem excessiva de peixes por metro cúbico pode comprometer a qualidade da água, o bem-estar animal e contribuir para a circulação de patógenos. Levando em consideração essas informações, cabe destacar as vantagens do mecanismo de controle de densidade para atingir os níveis de armazenamento adequados para cada espécie. Veja quais são a seguir. 

Mecanismo de controle de densidade mede os níveis de estocagem de peixes por metro cúbico de modo automatizado 

O sistema de controle de densidade fica no fundo do tanque de peixes acoplado a um tubo flexível. Quando acionado, estimula o fluxo dos peixes através do tubo, onde há um contador infravermelho que detecta a quantidade de animais que está passando. Apesar de o mecanismo não garantir uma contagem precisa, ele fornece informações sobre o nível de estocagem por volume d’água de modo automatizado, otimizando o controle de estocagem nos sistemas de criação.

Essas informações sobre o nível de densidade podem ser visualizadas em tempo real na tela do sistema ou remotamente em qualquer dispositivo habilitado com o SmartFlow System. Isso permite um maior controle sobre a piscicultura, visto que todos os dados de contagem e níveis de densidade podem ser facilmente acessados.

Cálculo de densidade de peixes é feito sem prejudicar o bem-estar animal 

O mecanismo de controle de densidade detecta os níveis de estocagem por volume d’água de modo que isso não prejudique o bem-estar animal. Isso porque o dispositivo bloqueia a entrada de peixes quando é detectada alta densidade, evitando a situação de “tubo preto”, que se dá quando grandes quantidades de pescados passam pelo tubo de uma só vez. Nesses casos, o sistema se ajusta, fazendo o ingresso de água para baixar a densidade dos dutos.

Sistema de controle de densidade otimiza a niveladora de tamanho dos peixes e o contador 

Outra vantagem do sistema de controle de densidade na aquicultura é a otimização da niveladora de tamanho dos peixes e do contador. Segundo Christian Plaza Quinteros, engenheiro em Aquicultura, ao dar constância ao fluxo de peixes, as niveladoras rendem mais. “O mecanismo de controle de densidade permite ingressar peixes constantemente no ritmo necessário, pois sem este equipamento depende muito da pessoa que está encarregada de sugar o peixe”.

O profissional também afirma que o contador tem um melhor rendimento quando o fluxo dos peixes se dá de maneira constante. “Lembre-se que a ordem é que os peixes sejam sugados pela bomba que, juntamente com o controle de densidade, suga com ritmo e não por pulsos (busca-se constância), então esses peixes são encaminhados ao classificador e este entrega 4 calibres de peixes ao contador que tem 4 canais de contagem (XS, S, M, XL)”, ressalta Quinteros.

Com o mecanismo de controle de densidade, elimina-se a necessidade de mão de obra durante o bombeamento 

Christian Plaza Quinteros também explica que o sistema de controle de densidade reduz a necessidade de mão de obra durante o bombeamento dos peixes. “Sem este mecanismo deve haver uma pessoa dedicada a verificar constantemente como os peixes estão sendo sugados, e até mesmo pessoas ‘abaixando’ os peixes para que a bomba os sugue. Com o controle de densidade essa operação é feita automaticamente”.

O procedimento de vacinação de peixes é otimizado 

Por fim, a vacinação de peixes também é otimizada com o uso do dispositivo de controle de densidade. O engenheiro em aquicultura explica de que forma isso ocorre: “O mecanismo oferece a opção de informar ao sistema quantos peixes você deseja bombear para a mesa de vacinação, sem pausas e a um ritmo constante. Assim, economiza-se tempo e o processo se dá de forma contínua”.

Em síntese, podemos concluir que as vantagens do mecanismo de controle de densidade na aquicultura são:

  • Medição dos níveis de estocagem de modo automatizado;
  • Transferência controlada dos peixes pelos dutos nos manejos produtivos;
  • Cálculo da densidade por metro cúbico sem que isso prejudique o bem-estar animal;
  • Otimização das funções da niveladora de tamanho de peixes e do contador;
  • Eliminação da necessidade de mão de obra durante o bombeamento;
  • Otimização da vacinação de peixes.

Vale lembrar que o sistema de criação deve ter medidas de biosseguridade, como a coleta de mortalidade diária, associadas ao uso da tecnologia. Isso é fundamental para que haja bons índices produtivos e que o sistema atinja a sua melhor performance.

* Christian Plaza Quinteros é gerente comercial de VAKI no Chile e engenheiro em Aquicultura pela UNAB (Universidade Nacional Andrés Bello)

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.