Suinocultura

Riscos associados ao uso de agulhas na aplicação de vacinas para suínos

09 junho 2022

O estresse e a transmissão de doenças pelo uso de agulhas comprometem o bem-estar animal e a efetividade das vacinas para suínos.

A vacinação sem agulha na suinocultura é uma solução que protege tanto os animais quanto os funcionários dos possíveis perigos das seringas com agulha. O método tradicional de aplicação de vacinas para suínos, com agulhas, exige um cuidado minucioso com o manejo e gera dor e estresse nos animais. Entenda melhor sobre os possíveis problemas envolvidos:

Os riscos da aplicação de vacinas para suínos com uso de agulha

As agulhas podem ser uma fonte de transmissão de patógenos entre os animais, além da possibilidade de causar dor e dano nos tecidos e até de quebrar dentro do músculo. Já para as pessoas responsáveis pelo manejo, a auto-injeção acidental é um problema sério e frequente, que acontece com 80% dos trabalhadores. A opção do uso da vacina intradérmica se destaca por oferecer segurança ao eliminar o risco desses acidentes.

No vídeo abaixo, você pode ver mais informações sobre os riscos do uso de agulhas e também os benefícios da vacina sem agulha:

A partir dessas informações, conclui-se que a tecnologia da vacinação sem agulha otimiza o manejo da aplicação de vacinas para suínos. As vantagens da vacina intradérmica para os animais incluem o aumento do bem-estar ao evitar o estresse provocado pelas agulhas, sendo esse um dos cuidados mais importantes para a garantia de uma boa imunização.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.