Aquicultura

Tecnologia otimiza o rastreamento e contagem de peixes

Contagem e monitoramento em tempo real maximizam o bem-estar animal na criação de peixe em tanque

Quem trabalha com piscicultura está familiarizado com o rastreamento e a contagem de peixes. Importante para a saúde e o bem-estar dos animais, essa tarefa pode ser facilitada por equipamentos desenvolvidos a partir de tecnologias de ponta, que visam aprimorar a produção em todas as suas etapas. Esses dispositivos são ainda mais relevantes para os produtores de áreas em expansão, como a criação de peixe tilápia – ou apenas tilapicultura -, que proporciona oportunidades comerciais lucrativas na América Latina. Saiba mais sobre as tecnologias de rastreamento e contagem de peixes e entenda os seus benefícios!

Na criação de peixe em tanque, contagem e monitoramento em tempo real maximizam o bem-estar animal

Essencial para a qualidade de vida do animal durante todas as fases do cultivo, o monitoramento dos peixes é uma atividade que deve fazer parte da rotina do piscicultor. O controle do oxigênio, nível de pH e temperatura da água são fatores que têm impacto direto sobre o desenvolvimento dos animais e podem influenciar a qualidade do produto final. Por isso, o monitoramento contínuo é essencial para maximizar o bem-estar dos peixes nos tanques de criação, o que vai garantir a sua produtividade em todas as fases do cultivo.

O piscicultor pode contar também com novas tecnologias de monitoramento em vídeo que garantem precisão no fornecimento de dados em tempo real e soluções avançadas para maximizar o bem-estar animal em cada fase da produção. A otimização da contagem de peixes é mais um benefício desses equipamentos de ponta, já que a quantidade de animais por tanque deve ser equilibrada para não prejudicar o seu desenvolvimento.

Com isso, as facilidades oferecidas por esses novos dispositivos tecnológicos também otimizam o trabalho do piscicultor, que terá a possibilidade de expandir seus criatórios sem abrir mão da qualidade do produto ou colocar a vida dos animais em risco.

Dados fornecidos pela tecnologia de rastreamento aprimoram o manejo animal e proporciona melhores condições de saúde

Além das instalações dos tanques de criação, um bom manejo alimentar é fundamental para garantir a saúde dos peixes e seu desenvolvimento na fase de engorda. Essa etapa da produção precede a colheita e é quando o produtor terá informações, como o teor de gordura, a conversão alimentar e o rendimento da carcaça. É importante administrar a quantidade adequada de ração diariamente considerando não apenas a espécie dos peixes do seu criatório, mas também os níveis de oxigênio e temperatura da água do tanque.

Com o auxílio de uma tecnologia de rastreamento avançada que ofereça monitoramento em tempo real, o produtor tem acesso a dados que aprimoram o manejo animal. Isso resulta em melhores condições de saúde e cria um ambiente propício para que os peixes se desenvolvam em todo o seu potencial. Consequentemente, a qualidade da produção é mantida até a última etapa do processo, garantindo um produto final de alto nível e a rentabilidade do investimento.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Receba as principais novidades e informações sobre o universo veterinário.