Aquicultura

As vantagens do sistema intensivo de criação de peixes

28 janeiro 2022

O sistema intensivo de criação de peixe, especialmente de tilápias, oferece vantagens, como manejo simplificado e maior estocagem de pescados

O sistema intensivo de criação de peixes tem entre as principais características a alta densidade de estocagem por volume d’água e a utilização de tanques rede, que são estruturas flutuantes feitas de telas que permitem a renovação contínua da água. Esse último fator é fundamental para que a criação de peixe no modelo intensivo seja sustentável, pois a acumulação dos metabólitos e dejetos produzidos pelos animais comprometem a qualidade da água.

Entre as espécies mais cultivadas nesse sistema, a tilápia se destaca, pois embora esse tipo de peixe apresente um bom desempenho em outros regimes de criação, existem algumas características da tilápia que beneficiam a sua produção no sistema intensivo. Para entender melhor sobre isso, conversamos com a médica veterinária e zootecnista Alim Castillo, que citou algumas vantagens da espécie.

Criação de tilápia no sistema intensivo permite baixa conversão alimentar e bons parâmetros de produção, mesmo sob condições ambientais adversas

Alim explica que a tilápia tem como vantagem a baixa conversão alimentar, o que otimiza os custos com a alimentação. Isso acontece porque essa espécie transforma os carboidratos e gorduras ingeridos em energia, o que permite poupar as proteínas das rações, que correspondem à maior parte do custo total em sistemas intensivos. Assim, os custos com alimentação podem ser feitos de forma estratégica, utilizando, por exemplo, a proteína das rações para uso predominante na fase de crescimento, o que pode facilitar a lucratividade desse tipo de sistema.
A médica veterinária também aponta outra característica da tilápia que comprova o seu potencial zootécnico e a vantagem de ser criada em sistemas intensivos: “É uma espécie muito resistente a condições ambientais adversas”. Essas particularidades da espécie facilitam a sua adaptação em tanques rede para piscicultura, que estão superlotados e muitas vezes têm um baixo teor de oxigênio dissolvido. Ao mesmo tempo, isso aumenta a suscetibilidade ao desenvolvimento de infecções.

Sistema intensivo de criação de peixe tilápia é caracterizado por alto desempenho zootécnico

Além desses fatores que explicam o fato de a tilápia ser um dos peixes com maior potencial de cultivo, essa espécie também se desenvolve com a mesma eficiência ao ingerir proteínas de origem animal e vegetal, produz alevinos o ano todo e possui boas características nutricionais. Alim acrescenta outra vantagem da criação intensiva de tilápia: “O seu preço final  é muito acessível em comparação com outros produtos da aquacultura, o que significa que mais pessoas podem acessar esta proteína de origem animal”.

Um documento publicado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também reúne outras vantagens da piscicultura em tanques-rede, como o uso de água já existente sem a necessidade de desmatamento e a escavação de terra (o que evita casos de assoreamento de lagos e rios), manejo simplificado e fácil deslocamento do sistema para outros locais.

A partir dessas informações, podemos concluir que o sistema de criação de peixe intensivo, especialmente de tilápias, oferece diversas vantagens devido ao seu fácil manejo, rápido retorno dos investimentos e a maior disponibilidade de estocagem de pescados em comparação a outros modelos.

No entanto, a médica veterinária Alim Castillo destaca alguns pilares importantes para tornar a criação de peixe em tanque sustentável: “Boas práticas de produção, biossegurança, saúde animal, nutrição e genética”, indica a especialista. O que inclui a manutenção do protocolo vacinal, principalmente contra Streptococcus iniae em tilápias, bactéria que oferece riscos significativos para a aquacultura.  Portanto, é extremamente importante que sejam implementadas boas práticas de produção e biosseguridade, bem como administrar vacinas e programas de medicina preventiva.

* Alim Desiree Castillo Carrillo é veterinária e zootecnista formada pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.