Avicultura

Quais vacinas para aves aplicar na planta incubadora?

19 maio 2022

A aplicação da vacina para aves no incubatório deve ser feita com imunizantes específicos para aplicação in ovo ou por via subcutânea

A vacinação de aves no incubatório tem se mostrado um método bastante eficaz para o controle de patologias aviárias altamente infecciosas, tais como a doença de Marek, a doença de Newcastle, a doença de Gumboro e a Laringotraqueíte Infecciosa. A imunização pode ser feita em pintos de um dia de idade ou pelo método de vacinação in ovo, que consiste em administrar a vacina em ovos com 18 dias de incubação, o que garante o desenvolvimento precoce da imunidade. Assim como as boas práticas de biosseguridade, a escolha da vacina ideal para aplicação na planta incubadora é fundamental para o sucesso desse tipo de estratégia. Confira quais os tipos de vacina para galinha que podem ser usados nesses casos:

Vacina para aves com tecnologia recombinante é utilizada para aplicação no incubatório contra as doenças de Marek, Newcastle e Gumboro

As vacinas vivas, inativadas e recombinantes são os principais tipos de imunizantes utilizados no controle de doenças aviárias. Para aplicação no incubatório, seja pela via subcutânea ou in ovo, as vacinas que utilizam o herpesvírus de peru (HVT, pela sigla em inglês) como vetor na construção de vacinas recombinantes contra diferentes enfermidades avícolas já são reconhecidas pela sua efetividade. O HVT é um alfa-Herpesvírus, classificado como uma cepa do gênero Mardivirus, que foi isolado dos perus na década de 1970. Tem como principais características ser totalmente apatogêncio para galinhas e permanecer no organismo das aves por toda a vida, uma vez aplicado no primeiro dia de idade ou in ovo. Além disso, sua estrutura genética faz dele uma excelente plataforma para a inserção de sequências que codificam a expressão de proteínas de outros antígenos, como a proteína F, do vírus de Newcastle, as glicoproteínas gI e gD, do vírus da laringotraqueíte infecciosa, e a proteína VP2, do vírus de Gumboro.

Avicultura 

Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Aves.

A vacina para galinha com essa tecnologia não deve ser aplicada em conjunto com outros imunizantes que contenham a cepa HVT. É imprescindível  também que na preparação da vacina seja utilizado o diluente fornecido pelo mesmo fabricante, seguindo todas as orientações do médico-veterinário para garantir os melhores resultados.

A utilização de vacinas para aves é fundamental para manter o controle sanitário, a boa saúde dos animais e os bons níveis de produtividade na avicultura. Visto a variedade de opções de via de administração e produtos, é fundamental que o calendário vacinal das aves seja elaborado por um médico-veterinário para garantir a melhor proteção de acordo com as necessidades da granja.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.