Refluxo na pele após aplicação de vacina intradérmica é normal?
28 junho 2022
Ao administrar a vacina intradérmica em suínos, o funcionário responsável pelo manejo pode observar que algumas gotas do imunizante ficam na pele do animal e ficar com a dúvida: isso é normal? A resposta é sim, essa é uma parte comum do procedimento. Porém, já existem dispositivos de vacinação sem agulha mais tecnológicos que oferecem uma vantagem ao diminuir o refluxo.
Escolha do melhor dispositivo para aplicação da vacina intradérmica diminui o refluxo
A vacina sem agulha entra na derme e, ao remover o dispositivo, algumas pequenas gotas da vacina podem ficar na epiderme. Apesar de ser normal, essa questão pode ser administrada. Em alguns dispositivos, o refluxo é menor, e aparece em forma de espuma, que é um efeito físico simples. Importante esclarecer também que a presença do refluxo não altera a eficácia da vacina.
Saiba mais sobre o refluxo após a vacinação sem agulha no vídeo abaixo:
Em suma, é interessante entender que, além dos benefícios que a vacina intradérmica oferece em comparação ao uso de agulhas, o dispositivo escolhido para o uso dessa técnica também faz diferença no manejo. O refluxo é um dos fatores que deve ser considerado por diferir de acordo com o equipamento.