O crescimento exponencial da produção avícola enfatiza a importância de garantir o bem-estar animal das aves, não apenas para obter um produto final de qualidade, mas para seguir as leis internacionais de direitos dos animais. Esse conjunto de medidas também é necessário para aves de corte, mas o protocolo de bem-estar animal das galinhas poedeiras tem características específicas para que se tenha uma boa postura.
Quais fatores compõem o protocolo de bem-estar para aves poedeiras?
Na teoria, a definição mais usada do que é o bem-estar animal é: o equilíbrio entre o animal e o ambiente que o cerca.
Na prática, e especificamente na avicultura, essa ideia é traduzida em quatro pilares: conforto das instalações; higiene e biosseguridade; saúde, através dos cuidados com vacinas e medicamentos e um manejo que visa evitar estresse. Resumidamente, garante-se o bem-estar animal de galinhas poedeiras ao seguir essas instruções. Podemos ainda detalhar fatores dentro de cada uma dessas categorias, como a importante preocupação com a nutrição – tanto na qualidade quanto na livre oferta de ração e água.
Cada sistema de criação também tem especificidades que devem ser respeitadas. No sistema intensivo, é fundamental que haja um controle de quantidade para que as galinhas possam se movimentar e estar confortáveis dentro das gaiolas. A concentração de aves em um espaço fechado também requer um maior controle de doenças infecciosas. O modelo semi-intensivo está mais alinhado ao bem-estar animal das galinhas poedeiras, já que as aves estão expostas ao fotoperíodo e podem se locomover livremente em um espaço que é aberto, mas ainda assim controlado.
Doenças em galinhas poedeiras afetam a quantidade e qualidade da postura
Todos os pontos do protocolo de bem-estar para aves poedeiras são indispensáveis, mas a prevenção e controle de doenças se destaca por ser também uma questão de saúde pública. As doenças de galinhas poedeiras podem causar queda de postura e ovos de baixa qualidade – as enfermidades respiratórias, por exemplo, são responsáveis pelo maior impacto econômico na avicultura.
Esse é um problema referente a todas as etapas do bem-estar animal das galinhas poedeiras, já que surtos de doenças impactam diretamente no bem estar animal e o controle das doenças passa pela preocupação sanitária nas instalações e vacinação das aves. e o zelo por rações e água de alta qualidade..
Avicultura
Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Aves.
Medicamento contra ácaros recebe selo de bem-estar animal para galinhas poedeiras
Existem medicamentos que atuam no bem-estar, e isso pode ser verificado através de certificados de entidades oficiais. Em 2021, o Comitê de Medicamentos para Uso Veterinário da Agência Europeia de Medicamentos (CVMP) fez uma publicação condecorando o medicamento que trata e controla a infestação dos ácaros Dermanyssus gallinae e Ornithonyssus sylviarum em aves. O Comitê aprovou o efeito do produto no estresse induzido por ácaros e no bem-estar animal.
As picadas de ácaros afetam gravemente a saúde das aves, causando dor, irritação na pele, estresse, imunossupressão, queda na engorda, entre outros problemas. O medicamento formulado com fluralaner foi o primeiro tratamento de ação sistêmica que previne e trata a infestação de ácaros vermelhos em aves. Atualmente, é o único produto avícola registrado na União Europeia com dados que registram a melhora no bem-estar animal após o uso.
Conclui-se, portanto, que o bem-estar animal das galinhas poedeiras é garantido através da adoção de protocolos de biosseguridade e um bom manejo. Tais práticas compreendem fatores como nutrição, alojamento e a prevenção de patologias principalmente através da administração de vacinas.