Avicultura

Como a vacina recombinante para a doença de Marek pode controlar outras enfermidades?

29 junho 2022

A vacina recombinante para a doença de Marek usa a fórmula com HVT para prevenir também outras doenças de galinhas

A vacinação é a principal forma de prevenir e controlar doenças. A obrigatoriedade de determinadas vacinas é uma constante discussão e varia em cada região do mundo. Sendo assim, é papel do veterinário enfatizar ao produtor da avicultura a importância de seguir o calendário vacinal. Esse processo pode ser otimizado com o uso de vacinas que combinam a proteção contra mais de uma das principais doenças de galinha em uma só formulação. É o caso das vacinas vetorizadas HVT contra a doença de Marek, que podem ser usadas na prevenção de outras doenças importantes.

HVT é usado como vetor na construção de vacinas recombinantes

O herpesvírus dos perus, ou HVT, é usado mundialmente há décadas no desenvolvimento de diversas vacinas. Trata-se de um alfa-Herpesvírus que foi isolado dos perus nos anos de 1970. Atualmente, o HVT é classificado como uma cepa do gênero Mardivirus dentro da família Alphaherpesvirinae.

O HVT é usado como um vetor nas vacinas recombinantes que imunizam contra diversas doenças de galinha, como laringotraqueíte infecciosa e as doenças de Gumboro e Newcastle. Como resultado, as vacinas vetorizadas com o HVT podem proteger as aves contra a doença de Marek e outras importantes enfermidades que afetam frangos de corte, galinhas reprodutoras e poedeiras.

Avicultura 

Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Aves.

As vacinas recombinantes HVT podem proteger contra quais doenças de galinha?

As vacinas recombinantes que utilizam o HVT como vetor podem proteger contra as seguintes enfermidades, além da doença de Marek:

Essas vacinas podem ser classificadas como sendo de construção simples (o HVT expressa o antígeno de somente uma outra enfermidade) ou de dupla construção (o HVT expressa os antígenos de dois agentes patogênicos). Outro ponto importante é que essas vacinas podem ser aplicadas in ovo ou por via subcutânea em aves a partir do primeiro dia de idade. Tais detalhes ressaltam a importância de um médico-veterinário na elaboração do calendário vacinal para a prevenção e combate das doenças em galinhas na avicultura.

A partir do consenso absoluto de que a vacinação é fundamental para assegurar a biosseguridade e a produtividade da avicultura, entende-se que vacinas que combinam mais de uma proteção em uma aplicação otimizam o calendário vacinal da granja. Graças à construção com HVT, as vacinas recombinantes contra a doença de Marek também previnem outras doenças de galinha: laringotraqueíte infecciosa; Newcastle e Gumboro.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.