Suinocultura

Considerações de Recursos Humanos na Indústria Suína

A criação de suínos é um trabalho integral, e desafios devem ser levados em consideração

A produção moderna de carne porco não é apenas um empreendimento suíno, é também um empreendimento de pessoas. A identificação, recrutamento, treinamento e retenção de funcionários bem-qualificados são essenciais para a habilidade de produzir alimentos seguros e nutritivos. Similar a diversos outros processos, suínos respondem à gestão e, a fim de consistentemente manter uma gestão sólida na fazenda, empregados bem-treinados são uma necessidade.

A estrutura da indústria de suínos nos Estados Unidos continua em uma tendência de longo prazo de consolidação, que resulta em menos fazendas, porém maiores. Em 2020, os 40 maiores produtores de suínos dos EUA eram donos de dois terços das fêmeas suínas do país. Devido a essa escala, produtores precisam identificar, recrutar e contratar números significativos de funcionários anualmente. Funcionários têm uma ampla gama de opções de carreira na indústria moderna de suínos nos EUA, incluindo desde tecnologia da informação, gestão ambiental, contabilidade e finanças, medicina veterinária, serviços de laboratório, entre outros. No entanto, para o propósito deste artigo, eu vou ficar nas necessidades de recursos humanos na atividade da fazenda, onde a gestão cotidiana dos suínos é essencial.

Na minha experiência em grandes sistemas de produção, a rotatividade de empregados da fazenda é, em média, perto de 25% ao ano e a maior parte dessa rotatividade ocorre dentro dos primeiros 30 a 45 dias de trabalho. A fim de reduzir a rotatividade, produtores devem ter sólidos programas para recrutamento de funcionários, avaliação de currículos, orientação e “on-boarding”.

Trabalhar com suínos pode ser incrivelmente recompensador e, ao mesmo tempo, ser um desafio para o recrutamento de funcionários. É importante que candidatos às vagas de trabalho entendam quais são as exigências e condições de trabalho. Devido ao fato de fazendas suínas estarem localizadas em áreas rurais, onde moram menos pessoas, há, naturalmente, um número menor de candidatos. Aqueles que estão interessados em trabalhar com suínos podem ter que se deslocar por distâncias maiores para chegar às fazendas. Exigências de biossegurança, como tomar banho nas fazendas para o trabalho, é incômodo para algumas pessoas. A criação de suínos é um trabalho integral, sete dias por semana, portanto os horários de trabalho, especialmente em fazendas de suínos voltadas para a reprodução, geralmente exigem algum trabalho de fim de semana. Estes e outros desafios devem ser levados em consideração quando pensamos em planos de contratação, horários de trabalho, salários e benefícios.

Uma vez que os funcionários foram contratados e devidamente “on-boarded”, é crucial ter à disposição programas de treinamento e desenvolvimento efetivos. Considerando que menos de um porcento da população dos EUA trabalha na agricultura e menos pessoas ainda já trabalharam na produção de suínos, a maior parte dos novos funcionários não vai ter experiência de gerenciamento de suínos. As pessoas querem ser bem-sucedidas para que o trabalho seja recompensador e ofereça oportunidades de desenvolvimento da carreira. As fazendas devem ou desenvolver e detalhar seus procedimentos operacionais padrão próprios e treinar seus funcionários ou procurar serviços profissionais de padronização de processos e treinamento da força de trabalho.


Devido ao fato das operações de fazenda serem maiores hoje, é muito provável que os funcionários sejam transferidos ou se movam pelas fazendas à medida que avançam em suas carreiras; portanto, é crítico ter protocolos de operação consistentes em todas os locais.

Outro componente criticamente importante para a retenção da mão de obra é a gestão e supervisão efetivas em todos os níveis, especialmente a nível da fazenda. Lembre-se que pessoas que são boas em gerenciar e trabalhar com suínos não são necessariamente boas na gestão de pessoas. Produtores de suínos devem ter estratégias e programas bem definidos para o treinamento e desenvolvimento de gerentes, resolução de conflitos e delegação eficiente. Além disso, os gerentes devem estar cientes e seguir as regras do ambiente de trabalho a fim de manter a segurança dos trabalhadores, igualdade, inclusão e prevenção de assédio. Além disso, é importante que gerentes e supervisores tenham um processo estruturado para darem aos funcionários um feedback de rotina sobre performance no trabalho e expectativas. Comunicação efetiva é essencial no ambiente de trabalho. Ajudar seus funcionários a saber o que está indo bem e o que precisa de melhorias vai lhes ajudar a serem mais bem-sucedidos e a crescerem em suas responsabilidades no trabalho.

A indústria suína atual exige uma capacidade de recursos humanos funcional. A criação de suínos é um negócio de pessoas e, a fim de ser bem-sucedido, produtores suínos devem ter processos sólidos de recrutamento e providenciar um ambiente de trabalho que fomente o aprendizado e o crescimento na carreira. Isso vai resultar em melhor retenção de funcionários, melhorias na gestão e, no fim das contas, melhor performance dos suínos.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Receba as principais novidades e informações sobre o universo veterinário.