Pecuária

O que é sêmen sexado? Seus prós e contras na inseminação artificial de animais de produção

4 outubro 2021

Sêmen sexado melhora a genética das crias geradas

A inseminação artificial em bovinos é uma excelente alternativa para agilizar e otimizar o processo de reprodução do gado. Essa biotécnica avançada ainda permite melhorar, através do uso de sêmen sexado, a genética das crias geradas (características físicas e desempenho produtivo), dessa forma, é possível escolher o sexo do futuro indivíduo. Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens dessa tecnologia, nós conversamos com a cientista biológica e mestre em Biotecnologia Maria Gabriela De Benedictis Delphino, que esclareceu diversos pontos importantes sobre o tema.

Afinal, o que é sêmen sexado?

O sêmen sexado é um produto, que contém majoritariamente espermatozoides, cujos cromossomos são X ou Y, feito especificamente para gerar descendentes machos ou fêmeas, atendendo aos objetivos do pecuarista. Depois que o sêmen é coletado, essa seleção geralmente é feita através da técnica de citometria de fluxo, os sêmens são depositados em palhetas, que por sua vez são congeladas e armazenadas em botijões de nitrogênio líquido até a sua utilização na inseminação artificial. 

Citometria de fluxo é uma técnica moderna utilizada para a produção de sêmen sexado 

Utilizada mundialmente desde o início dos anos 1990, a citometria de fluxo é uma técnica avançada de produzir sêmen sexado. Ela propõe basicamente garantir o controle do sexo dos filhotes gerados em inseminação artificial. De acordo com Maria Gabriela, esse mecanismo de produção traz uma série de vantagens para o ramo da zootecnia.

“Atualmente, o método mais utilizado é realizado por citometria de fluxo. Essa técnica consiste na separação dos espermatozoides de acordo com as diferenças entre conteúdos de DNA dos cromossomos X e Y. É utilizado um corante fluorescente que adere ao DNA dos espermatozoides. Após este processo, o citômetro de fluxo separa e identifica as células de acordo com o grau de fluorescência emitida”, explica.

“Após a implementação dessa técnica e com a realização do melhoramento genético de acordo com o interesse do pecuarista, deve-se realizar praticamente as mesmas técnicas e programas que são realizados sem a utilização do sêmen sexado. Ou seja, manter o controle de cada animal e continuar realizando todos os processos envolvidos ao sistema de produção”, complementa a cientista.

Quais as vantagens do uso de sêmen sexado?

Além de trazer mais agilidade e praticidade para o processo de reprodução em bovinos, equinos e outros animais de produção, o uso de sêmen sexado na inseminação artificial traz uma série de vantagens, principalmente para o controle da genética animal. A mestre em Biotecnologia falou mais sobre os prós de recorrer à essa técnica:

Permite escolher o sexo da cria

De acordo com a cientista, a principal vantagem de usar sêmen sexado é que, assim, o produtor em questão pode escolher o sexo da cria que será gerada. Ou seja, caso ele precise de uma nova fêmea (futura reprodutora para o rebanho, por exemplo), é possível providenciar isso de modo bem simples, atendendo aos interesses do pecuarista.

A técnica de sêmen sexado tem um índice de especificidade muito elevado, mas é importante destacar que, como todo método, existe uma pequena porcentagem de fetos que não coincide com o sexo esperado.

Potencializa as vantagens da utilização de inseminação artificial 

Se o uso de inseminação artificial por si só permite o melhoramento genético do rebanho, a precisão na escolha do sexo por sêmen sexado potencializa a longo prazo a eficiência produtiva. Por exemplo, o nascimento de bovinos do sexo masculino em um rebanho leiteiro é economicamente desfavorável e atrasa a produtividade local. Por isso, a possibilidade de interferir na proporção de vacas e bovinos de forma estratégica acelera o melhoramento genético e a produção animal.

Possibilita a eliminação de resíduos do sêmen e não compromete o desenvolvimento embrionário

Outra vantagem que o uso de sêmen sexado traz, como mostra um estudo realizado na Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo, é a possibilidade de descartar resíduos do esperma, como células mortas e espermatozoides danificados. Tudo é feito sem provocar mudanças epigenéticas no espermatozoide, ou seja, sem causar danos que podem comprometer o desenvolvimento embrionário.

Quais as limitações do uso de sêmen sexado?

Embora proponha um método mais avançado e especializado de reprodução animal, o sêmen sexado pode oferecer algumas limitações – principalmente relacionadas ao custo e à taxa de concepção. A cientista explica o porquê de esse método ser inadequado para alguns casos.

Tem um alto custo de execução

Para aumentar o rebanho de forma mais barata – mas sem melhorar a genética dos animais com estratégias muito técnicas – talvez o ideal seja recorrer ao sêmen convencional (não sexado). Embora não contenha espermatozoides com cromossomos selecionados, esse tipo de sêmen também passa por testes em laboratórios que seguem padrões rigorosos de qualidade e taxa de fertilidade.

A cientista destaca que, em alguns casos, o sêmen sexado pode não ser a melhor opção: “Existem alguns pontos importantes que limitam associar a tecnologia à utilização de sêmen sexado. Primeiro, o preço é mais elevado devido ao processo lento de produção (uma máquina produz em torno de 150 a 200 doses de sêmen sexado por dia)”, afirma a especialista. O sêmen convencional, em contrapartida, é de mais fácil produção. Cada ejaculada do touro costuma render de 50 a 1000 doses de sêmen – ficando em uma quantidade média de 400 doses. No entanto, isso pode variar de acordo com a raça do animal.

Tem uma taxa de concepção mais baixa

Além de apresentar um custo mais alto de produção, o sêmen sexado possui uma taxa de concepção mais baixa, ao redor de 10% a 20% menor quando comparada à taxa de concepção do sêmen convencional.

* Gabriela Del Phino é graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.