Saúde Animal Intelligence

Inteligência artificial na medicina veterinária

A crescente popularidade da inteligência artificial (IA) é inegável. Esses sistemas de computador processam informações e dados em grande escala e atualmente estão sendo usados para resolver problemas e dar suporte a tarefas complexas em diversas áreas, incluindo robótica, sistemas de mobilidade e comunicação, marketing, negócios e saúde. 

Apesar das controvérsias em torno de seu uso, a expansão da IA para novas áreas de conhecimento é iminente. Embora a maioria das inovações baseadas em IA seja acadêmica, algumas já estão disponíveis comercialmente. 

Nesse sentido, é relevante analisar o impacto da IA na saúde animal e na prática veterinária. Como essa tecnologia pode ser útil para os veterinários no dia a dia e onde o uso dessas ferramentas tem se concentrado até agora? 

Nesta publicação, abordaremos essas questões e explicaremos alguns aspectos importantes da IA na medicina veterinária, com ênfase em suas aplicações na saúde da população e na medicina de precisão.

O que é inteligência artificial (IA)?

O conceito de inteligência artificial foi introduzido em 1950 e se refere a um amplo grupo de teorias e tecnologias baseadas em modelagem mecanicista, engenharia de sistemas, ciência de dados e métodos estatísticos, com o objetivo de resolver problemas de alta complexidade lógica ou algorítmica. 

Para aplicar a IA de forma eficaz, são necessários dados de alta qualidade, que podem ser coletados em diferentes níveis organizacionais, espaciais ou temporais. 

Na saúde animal, esses dados podem ser coletados por meio de sistemas de informações oficiais, como parte de projetos de pesquisa, de registros médicos, de registros de produção ou diretamente dos animais por meio de sensores. Esses dados podem gerar: 

  • informações moleculares: genomas; 
  • informações clínicas: peso, temperatura, incidência de doenças, sobrevivência; 
  • informações sobre produção: estrutura do rebanho, dados reprodutivos, manejo sanitário, produção de leite; 
  • informações do sistema: registros de movimentação de animais, população de animais.

A IA tem o potencial de revolucionar a medicina veterinária, assim como impactou significativamente várias áreas das ciências da saúde humana.

É possível mudar a prática da saúde animal com o uso da IA?

No campo da saúde animal, a IA pode contribuir de várias maneiras, e há várias iniciativas que estão trabalhando ativamente para avançar nessa área. Atualmente, as inovações em IA se concentram em três aspectos principais relacionados à saúde animal:

  • Análise de situações dinâmicas – por exemplo: A disseminação de epidemias.
  • Detecção de padrões – Por exemplo: Antecipação da presença de doenças em nível populacional ou individual.
  • Processos de apoio à tomada de decisões complexas – por exemplo: Apoio ao diagnóstico clínico ou para individualizar o tratamento no que é conhecido como medicina de precisão.

A IA tem o potencial de revolucionar a medicina veterinária, assim como impactou significativamente várias áreas das ciências da saúde humana. Entretanto, sua implementação e avaliação requerem a participação ativa dos profissionais veterinários. 

Embora a IA seja uma ferramenta com benefícios claros em áreas como epidemiologia, saúde pública veterinária e medicina clínica, é importante observar que há aspectos que exigem mais pesquisas para garantir a implementação ética dessas ferramentas. Entretanto, à medida que os processos de automação melhorarem em termos de coleta, digitalização e integração de dados de alta qualidade, haverá novas possibilidades de desenvolver e otimizar ferramentas baseadas em IA com aplicação em vários aspectos da saúde animal.

Com um longo caminho pela frente, vislumbra-se um futuro em que a IA será cada vez mais integrada ao campo da medicina veterinária, fazendo uma contribuição integral para enfrentar os desafios contínuos dos profissionais que trabalham com saúde animal. Os veterinários desempenham um papel fundamental nessa integração, determinando a utilidade das ferramentas desenvolvidas e implementando-as de forma eficaz como parte dos processos existentes. 

Em última análise, a IA deve servir à profissão. Seu objetivo deve ser oferecer alternativas para melhorar os resultados clínicos, a segurança dos pacientes, o bem-estar dos animais, a previsão de epidemias e a saúde pública. 

Para saber mais e conhecer outros tópicos atuais fascinantes relacionados à saúde animal, clique aqui.

Referências:

Ezanno, P., Picault, S., Beaunée, G. et al. Research perspectives on animal health in the era of artificial intelligence. Vet Res 52, 40 (2021). https://doi.org/10.1186/s13567-021-00902-4Joslyn, S, Alexander, K. Evaluating artificial intelligence algorithms for use in veterinary radiology. Vet Radiol Ultrasound. 2022; 63(Suppl. 1): 871– 879. https://doi.org/10.1111/vru.13159

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.