A demodicose canina, também conhecida como sarna demodécica, é uma doença de pele causada pelo ácaro Demodex canis, parasita que se instala nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas. Essa doença pode se manifestar de forma localizada ou generalizada, de acordo com a extensão das lesões cutâneas. Como o próprio nome sugere, a demodicose generalizada acomete grandes áreas do corpo, como cabeça, tronco e membros. Os sinais clínicos podem incluir focos de alopecia, pústulas, eritema, descamação e, em casos mais graves, podem ser observados sintomas de linfadenopatia, letargia, febre e infecção bacteriana secundária da pele.
De acordo com uma publicação do jornal Veterinary Dermatology, a demodicose em cães pode ser considerada generalizada quando há mais de 4 lesões com diâmetro de até 2,5 cm. No entanto, essa definição é apenas um valor de referência, pois a quantidade de lesões que define a sarna demodécica generalizada ainda é alvo de debate na comunidade veterinária.
Ainda com base no artigo do Veterinary Dermatology, enquanto a demodicose localizada tem um bom prognóstico, com a maioria dos casos sendo solucionados sem a necessidade de tratamento miticida, a forma generalizada pode ser grave e potencialmente fatal. Por isso, é improvável que cães com grandes áreas afetadas pela doença sejam curados sem um tratamento eficaz. A fim de entender qual é o tratamento mais indicado para a terapia da demodicose canina generalizada, conversamos com o médico veterinário Renato Palacios, que também é pós-graduado em Dermatologia Canina.
Fluralaner tem eficácia comprovada contra a sarna demodécica generalizada
Renato afirma que os autores e revisores responsáveis pelas diretrizes de consenso clínico para a demodicose, publicadas em 2018 pela Associação Mundial de Dermatologia Veterinária (WAVD), avaliaram a eficácia das isoxazolinas no tratamento da doença em animais de estimação. “Os dados publicados são encorajadores e tornam esta classe de drogas uma excelente opção para o tratamento da demodicose em cães. Fluralaner é um ectoparasiticida de isoxazolina que proporciona um período prolongado de eficácia persistente em uma única administração e é altamente eficaz contra a demodicose generalizada em cães, mantendo a eficácia por 12 semanas”, complementa o especialista.
Além de ser eficaz no tratamento da demodicose, o médico veterinário ressalta que o fluralaner é um inseticida e acaricida sistêmico de longa ação aprovado pela FDA para o tratamento de pulgas e carrapatos. Isso significa que, ao mesmo tempo que é feito o tratamento para a demodicose, através do seu uso é possível eliminar pulgas e outros ectoparasitas em cachorro.
Tratamento da demodicose canina com fluralaner é mais efetivo do que terapia com combinação de imidacloprida e moxidectina
Um estudo publicado pela Parasites & Vectors comparou a eficiência do fluralaner de uso tópico com uma combinação de imidacloprida e moxidectina no tratamento de cães com demodicose generalizada. A fim de avaliar qual fármaco tinha mais potencial para eliminar os ácaros, 16 cães com a manifestação da doença generalizada foram divididos de forma aleatória em dois grupos, onde cada um recebeu tratamento com uma das soluções spot-on.
A prática terapêutica dos cães tratados com fluralaner se deu através de uma única administração tópica, conforme as indicações do fabricante. Já o grupo controle tratado com a combinação de imidacloprida e moxidectina recebeu aplicação tópica três vezes, com a exceção de alguns cães com lesões mais graves que receberam a solução semanalmente. Para avaliar a evolução da terapia, médicos veterinários avaliaram as lesões em cada cão antes do tratamento ser iniciado e em intervalos de 28 dias durante 12 semanas, onde foi realizada a contagem de ácaros por raspagens da pele.
Com o resultado do estudo, foi concluído que uma administração tópica de fluralaner foi significativamente mais eficaz na eliminação dos ácaros envolvidos na etiologia da demodicose generalizada do que o tratamento com imidacloprida e moxidectina. Isso porque no grupo tratado com fluralaner, apenas um animal tinha um ácaro após 56 dias de tratamento, e após 84 dias, nenhum ácaro foi encontrado (eficácia de 99,9% no dia 56 e 100% no dia 84). Em contrapartida, apenas um cão que recebeu a aplicação de imidacloprida e moxidectina estava livre dos ácaros após 56 dias do início do tratamento, e ao final do estudo apenas dois entre os oito cães apresentaram completa eliminação dos parasitas. (45,4% no dia 56 e 0% no dia 84).
Outros tratamentos de demodicose canina têm restrições de uso para algumas raças de cães
Um outro fator que pode limitar o uso de fármacos do grupo das lactonas macrolíticas (como a imidacloprida e moxidectina) para o tratamento da demodicose generalizada é que esses medicamentos não são recomendados para raças de pastoreio e seus cruzamentos. Isso porque, de acordo com um artigo publicado no Today’s Veterinary Practice, raças como collies, pastores ingleses e pastores australianos têm maior risco de depressão, ataxia, coma e óbito ao tomarem esses medicamentos, devido à maior predisposição à mutação do gene ABCB1-1Δ (MDR-1). Por outro lado, esse mesmo artigo aponta que o fluralaner é seguro para cães com a mutação desse gene, bem como para o uso em animais gestantes e lactantes, o que aumenta a probabilidade de que esse tratamento seja mais indicado para pacientes veterinários.
Demodicose canina pode ser tratada com fluralaner de uso tópico e oral
Além do artigo divulgado pela Parasites & Vectors ter constatado que uma única aplicação tópica de fluralaner é eficaz para o tratamento da demodicose canina generalizada, a publicação confirma que a via de administração oral também é eficiente para eliminar os ácaros. Segundo a publicação, existem diferenças sutis entre os níveis plasmáticos do medicamento após a administração por essas vias, o que mostra que qualquer uma das abordagens fornece níveis suficientes de princípios ativos para a eliminação dos parasitas.
De acordo com Palacios, ambas as vias de administração do furalaner agem da mesma forma no organismo do pet. Assim, o tutor pode optar pela via de administração que melhor se adeque às necessidades do seu pet, e principalmente aqueles que têm dificuldade em dar remédio para seus cachorros pela via oral podem optar pela aplicação tópica para tratar a demodicose canina.
Fluralaner prova-se como o tratamento mais eficaz contra a demodicose canina generalizada
Em resumo, é de fundamental importância que o tratamento da demodicose canina generalizada seja feito com um medicamento seguro, de longa duração e que tenha alto potencial acaricida. E, conforme apontam diversos estudos publicados em jornais de medicina veterinária e especialistas em dermatologia canina, o fluralaner se apresenta como o tratamento mais eficaz na eliminação dos ácaros causadores da sarna demodécica.
Com apenas uma aplicação tópica, esse fármaco oferece proteção por até 12 semanas contra os ácaros causadores da demodicose e sua ação ao mesmo tempo protege contra outros ectoparasitas, evitando que os cães estejam suscetíveis às principais doenças transmitidas por vetores. Esse tratamento se mostrou a melhor opção disponível para tratar a demodicose generalizada, visto que outros fármacos exigem uma frequência maior de aplicação para obter efeito similar e não são recomendados para algumas raças de cães.
* Renato Ordóñez Palacios é formado em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de Cuenca e pós-graduado em dermatologia canina pela Universidade Católica de Salta.