Apesar das particularidades de cada uma das doenças bovinas, o que todas têm em comum é a importância do diagnóstico precoce. Ao observar que há algo errado desde o início do problema, é possível acionar o médico veterinário, e assim, dar início ao tratamento adequado para evitar que o quadro se agrave. Porém, detectar esses problemas nem sempre é possível apenas com observação visual, e, por isso, a tecnologia do sistema de monitoramento de gado é uma grande aliada da fazenda. Siga a leitura para entender o seu funcionamento e os respectivos benefícios!
Como o sistema de monitoramento de gado funciona
O sistema de monitoramento de gado cobre três frentes: saúde, reprodução e alimentação. Aqui, focaremos na detecção do surgimento de problemas de saúde como uma ferramenta que é capaz de melhorar a qualidade de vida dos bovinos e a manutenção da fazenda.
E como funciona? A tecnologia de monitoramento de gado está disponível nos formatos de colar e brincos (ou tags para colocar em orelhas), que podem ser utilizados tanto no gado leiteiro quanto no de corte. Uma vez no animal, o dispositivo coleta dados e transmite alertas e relatórios que ficam disponíveis digitalmente para a equipe da fazenda acessar. As informações fornecidas ajudam a otimizar o manejo do rebanho e as intervenções veterinárias, quando necessárias.
Pecuária
Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Ruminantes.
Sistema de monitoramento de gado detecta os primeiros sintomas de doenças bovinas em tempo real
Os dados emitidos pela tecnologia de monitoramento de gado são capazes de identificar o aparecimento de alterações na função normal dos animais e que são o indicador do começo de muitas doenças bovinas em tempo real. A equipe da fazenda é notificada de que o animal está com um problema de saúde antes mesmo do início da manifestação de sintomas clínicos e da queda da produção – principalmente do leite, que tende a ser diretamente afetada por doenças bovinas.
A identificação instantânea de que há algo de errado antes da aparição de sinais clínicos permite que os veterinários responsáveis possam prontamente avaliar o bovino, garantir um diagnóstico precoce e dar início ao tratamento adequado. O sistema de monitoramento de gado não aponta qual é a doença que está acometendo o animal, mas otimiza a avaliação do veterinário ao sinalizar que existe um desequilíbrio. A agilização desse processo é um fator de extrema importância para a recuperação do animal e para evitar perdas no rendimento, diminuindo os índices de mortalidade e os gastos da propriedade.
A solução deve ser usada em todos os bovinos, mas é especialmente útil em animais que exigem maior atenção, como as vacas lactantes. Principalmente em períodos considerados de alto risco – como antes, durante e depois do parto -, a intervenção rápida é vital. Entre os relatórios incluídos no sistema, estão: relatório de saúde, relatório de vaca lactante, relatório de animais a inspecionar, relatório de desconforto e alertas de desconforto.
A presença do veterinário na fazenda é insubstituível, mas o sistema de monitoramento de gado é um parceiro capaz de auxiliar o trabalho do especialista. A detecção de doenças bovinas antes do surgimento de sintomas traz benefícios para o animal e para a fazenda. Essa tecnologia que usa a inteligência de dados para aprimorar o manejo do gado se chama Animal Health Intelligence e é uma das principais inovações da pecuária.