Pecuária

Bem-estar nos animais de produção

One Welfare: a interconexão entre bem-estar animal, bem-estar humano e integridade ambiental no contexto da produção animal

A Organização Mundial da Saúde Animal define o bem-estar animal como “o estado físico e mental de um animal em relação às condições em que vive e morre”1. O tema do bem-estar animal é atualmente considerado como de alta complexidade, com múltiplas dimensões de ordem científica, ética, econômica, cultural, social, religiosa e política. Por esta razão, tem-se trabalhado nos últimos anos no desenvolvimento de padrões internacionais de bem-estar animal, com o claro objetivo de estabelecer as competências dos serviços veterinários, além de melhorar a comunicação entre as partes interessadas e os governos, e apoiar os países membros em relação à implementação desses padrões2.

Neste contexto de complexidade e dada a comprovada interconexão entre o bem-estar animal, o bem-estar humano e a integridade ambiental, surge nos últimos anos o conceito de One Welfare (Bem-Estar Único). Ele adota a abordagem One Health (Saúde Única)3 e a aplica aos conceitos de bem-estar.

O conceito One Welfare4 foi concebido pela médica veterinária Rebeca García Pinillos como uma ferramenta para posicionar o bem-estar animal de forma mais eficaz no cenário de políticas públicas mais inclusivas e é projetado para melhorar a comunicação, coordenação e colaboração dos diferentes atores envolvidos, destacando a necessidade de incluir esses conceitos no trabalho dos profissionais veterinários em um ambiente onde os desafios globais exigem essa abordagem integral.

O conceito One Welfare é composto de cinco seções destinadas a promover os principais objetivos. Particularmente no campo da pecuária, a integração do bem-estar dos animais de produção e o aumento da colaboração e comunicação entre diferentes atores oferece a oportunidade para formas de trabalho mais eficazes e eficientes.

Pecuária 

Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Ruminantes.

As 5 seções aplicadas a este conceito são5:

  1. Abuso e negligência de animais e humanos

Atualmente há amplas evidências de uma conexão entre o abuso de animais e humanos, conhecida pelo termo “The Link”. No âmbito da produção animal, é importante entender essa interconexão para estabelecer e identificar redes e mecanismos de vigilância que possam ajudar os profissionais veterinários a alertar os serviços de proteção de pessoas vulneráveis sobre possíveis situações de risco.

  1. Implicações sociais do bem-estar animal

Para explicar esta seção, tomaremos como exemplo um dono irresponsável que passeia com seu cachorro sem coleira em um espaço aberto onde existem ovelhas em um sistema de produção extensivo. O cão poderá atacar as ovelhas afetando não só o bem-estar destas mas também o do pecuarista pois o estresse, lesões e mortalidade causados ao rebanho poderão levar a perdas financeiras por redução da produção e mesmo depressão ou abandono do trabalho no setor.

Os desastres naturais também desempenham um importante papel nesta área, pois o impacto na produção pecuária pode resultar em alta mortalidade e grande prejuízo tanto para o bem-estar animal quanto para o bem-estar humano pois causa grandes perdas para o pecuarista ou flutuações no mercado de produtos e subprodutos.

  1. O bem-estar e a saúde animal e humana, segurança alimentar e sustentabilidade

Esta seção enfoca a saúde e bem-estar animal, bem-estar humano, segurança alimentar e sustentabilidade. Os problemas de bem-estar animal podem servir como indicadores para revelar pressões físicas ou mentais sobre os pecuaristas. O trabalho do profissional veterinário pode promover uma melhoria no bem-estar do pessoal das granjas através do estabelecimento de melhorias nas práticas de manejo, nutrição ou saúde animal.

O desenvolvimento e implementação de ferramentas que facilitam o monitoramento e compreensão do status de bem-estar animal podem promover uma maior satisfação laboral, facilitando o trabalho e o desempenho do pessoal das granjas, bem como melhorias na produtividade e no bem-estar animal.

Da mesma forma, melhorias no bem-estar animal podem ser úteis no combate a desafios globais, como por exemplo, as resistências antimicrobianas (RAM), uma vez que a melhoria do bem-estar animal está interligada com a sua fisiologia. Desenvolver ou manter sistemas imunológicos mais resilientes e menos propensos a doenças resulta em rebanhos bovinos com menor necessidade de tratamentos antimicrobianos.

  1. Intervenções assistidas com animais, humanos e meio ambiente

A quarta seção cobre intervenções assistidas com animais, pessoas e meio ambiente. Embora este seja um campo altamente especializado no qual a capacitação do pessoal deve ser monitorada, podemos nos deparar com situações em que esse tipo de terapia é empregado como uma forma de diversificação econômica dentro da pecuária. Obviamente, os indicadores são muito diferentes daqueles que existiriam em um sistema convencional e é muito importante que o setor veterinário trabalhe em colaboração com outros profissionais para garantir que o tipo de animais selecionados para essas intervenções seja adequado.

  1. Sustentabilidade e conexões entre biodiversidade, meio ambiente e bem-estar animal e humano

A última seção trata da sustentabilidade e das conexões entre biodiversidade, meio ambiente, bem-estar animal e bem-estar humano. Ela trata de temas importantes relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, relevantes para o One Welfare, que não foram abordados em outros tópicos deste conceito. A integração dos benefícios do bem-estar animal e da conservação do meio ambiente na agricultura e seus mercados pode apoiar melhorias em uma série de aspectos tais como a gestão da disponibilidade de água, controle de resíduos e administração da mão de obra. Estudos sobre pastagens e sistemas agrícolas silvipastoris apontam para um melhor bem-estar animal, incremento dos comportamentos afiliativos ou melhores faixas de temperatura e umidade, em conjunto com uma agricultura de maior biodiversidade, melhor qualidade de solos e filtração de água, e maiores serviços ecossistêmicos.

Conclusões

O conceito One Health promove conexões entre saúde animal e humana de forma eficiente. No entanto, é importante garantir a integração dos aspectos de bem-estar animal, bem-estar humano e os impactos mais amplos na sociedade. Para este fim, o One Welfare fornece o complemento perfeito para garantir que os aspectos de bem-estar não sejam perdidos na abordagem geral do One Health. A aplicação de uma abordagem de One Welfare pode facilitar a coordenação de intervenções entre o setor pecuário e outros correlatos e, por sua vez, ajudar a proteger o meio ambiente como um passo fundamental para o bem-estar humano e animal.

Referências:

  1. https://www.woah.org/es/que-hacemos/sanidad-y-bienestar-animal/bienestar-animal/#ui-id-2
  2. https://www.woah.org/es/que-hacemos/sanidad-y-bienestar-animal/bienestar-animal/formacion-y-desarrollo- de-competencias/
  3. https://www.woah.org/es/que-hacemos/iniciativas-mundiales/una-sola-salud/
  4. Garcia Pinillos, R.2018. Libro: Onewelfare: a framework to improve animal welfare and human wellbeing, 2018. CABI, ISBN: 9781786393845. Disponible en: www.onewelfareworld.org
  5. Garcia Pinillos, R. 2019 Ponencia – I Congreso Nacional Veterinario, Murcia, España. Nuevas aportaciones del bienestar animal a la sanidad y producción animal.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.