Avicultura

Coccidiose em aves tem tratamento? Conheça métodos para evitar surtos da doença

22 novembro 2021

O tratamento da coccidiose em aves pode ser feito através do uso de anticoccidianos, mas a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir surtos da doença

A coccidiose em aves é uma infecção do trato intestinal caracterizada pelo aparecimento de sinais clínicos como enterite, diarreia, diminuição da absorção intestinal de nutrientes, perda de peso e elevada conversão alimentar. Causada por protozoários do gênero Eimerias, a coccidiose exerce impacto econômico significativo na avicultura industrial, pois prejudica o desempenho zootécnico das aves e, em casos mais avançados, pode causar mortalidade animal.

Essa doença é ainda mais incidente em aviários localizados em regiões de clima úmido, conforme aponta um estudo realizado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Observou-se que a umidade relativa do ar de 90% estende a sobrevivência dos oocistos das Eimerias no ambiente em até 52 dias, promovendo uma maior taxa de infecção na granja.

Embora seja desafiador manter as aves livres desse protozoário com grande potencial de reprodução e disseminação e sua extraordinária resistência aos desinfetantes, existem alguns métodos para evitar surtos da doença. Confira a seguir quais são e como é feito o tratamento da coccidiose aviária!

Enterite associada à coccidiose aviária pode ser tratada com anticoccidianos

Entre os métodos utilizados para a prevenção da coccidiose em aves, podemos citar a introdução de medicamentos anticoccidianos nas rações. Conforme aponta um artigo publicado no International Journal of Antimicrobial Agents, esses fármacos reduzem significativamente o número de aves com lesões de enterite necrótica associadas à doença. O estudo ainda cita outro benefício do tratamento com anticoccidianos: a amenização dos problemas ligados à cama úmida, pois a coccidiose é a principal causa da excreção excessiva de umidade nas fezes.

No entanto, um fator limitante para o controle efetivo da doença por anticoccidianos é o desenvolvimento de resistência parcial ou total desses protozoários à medicação. Por isso, o uso desse tipo de medicamento deve ser feito de modo racional. O bom êxito do controle da doença depende do uso adequado de anticoccidianos, de acordo com as orientações farmacológicas quanto ao período de utilização das substâncias, dosagem e possível interação (sinérgica ou antagônica) com outros medicamentos. 

Avicultura 

Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Aves.

Vacinação é a melhor forma de evitar surtos de coccidiose em aves 

Um artigo divulgado no BioMed Research International aponta que devido ao surgimento de cepas resistentes a anticoccidianos, especialmente após o uso prolongado, a imunização se configura como a única estratégia de prevenção. As vacinas vivas atenuadas permitem o desenvolvimento completo do ciclo do parasita envolvido na etiologia da coccidiose e, como consequência, estimulam as vias da resposta imune, principalmente a resposta imune celular.

Mas para a eficácia da vacinação contra coccidiose, é importante que o processo de imunização do incubatório seja conduzido de forma uniforme em todas as aves. Além disso, deve haver a correta diluição e preparo das doses de vacina.

Vale lembrar que o parasita envolvido na etiologia da coccidiose aviária é extremamente resistente às substâncias utilizadas na desinfecção das instalações. Por isso, embora as medidas relacionadas à higiene sejam úteis para reduzir o número de oocistos no ambiente – uma vez que são transmitidos através das fezes -, essa estratégia por si só não é eficiente para evitar surtos da doença. Sendo assim, os programas de limpeza devem ser mantidos para garantir a biosseguridade da granja, mas para a prevenção de coccidiose, a desinfecção deve estar associada ao uso de anticoccidianos nas rações e de programas de imunização.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.