Avicultura

A importância da nutrição em aves no bem-estar animal de galinhas

20 junho 2022

Uma boa nutrição de aves previne doenças e garante a produtividade da fazenda

O bem-estar animal é definido como a adaptação do indivíduo ao ambiente em que vive e é baseado em cinco princípios fundamentais: liberdade nutricional, sanitária, ambiental, comportamental e psicológica. No caso da avicultura industrial, a nutrição de aves está diretamente ligada à resposta imune, crescimento e metabolismo. Conversamos com o médico-veterinário, mestre em Patologia Aviária e doutor em Imunologia Juan Lopez sobre a importância da nutrição de aves para o bem-estar animal e também sobre os problemas causados por deficiências nutricionais.

Nutrição de aves influencia a imunocompetência dos animais

A nutrição de aves está diretamente ligada à imunocompetência, ou seja, à resistência dos animais a doenças. Isso significa que um manejo nutricional de aves insatisfatório afeta a resposta do sistema imunológico a processos inflamatórios. De acordo com o artigo “Interacciones entre nutrición y el sistema inmune“, publicado no repositório Sitio Argentino de Producción Animal, organismos patogênicos podem reduzir a absorção de nutrientes, resultando em um ciclo de desnutrição e infecção: a desnutrição aumenta a incidência de infecções, e as doenças provocam anorexia e desnutrição. 

A publicação esclarece que esse ciclo de desnutrição e infecção pode começar tanto por um mau manejo nutricional de aves, quanto pela falha no controle de doenças. Mas, afirma que, independente da origem, essa é uma fórmula que culmina no aumento de incidência de doenças infecciosas e na baixa produtividade. Um exemplo de doença de aves relacionada à má nutrição é o raquitismo, causado por uma deficiência ou desequilíbrio de cálcio circulante, vitamina D3 ou fósforo.

Juan Lopez sumariza a importância da nutrição de aves para o bem-estar animal: “Se a dieta é deficiente em alguns aminoácidos, vitaminas e/ou minerais, o desenvolvimento e função dos órgãos e a resposta imune ficam comprometidos. Por não conseguir responder corretamente a um agente patogênico, a saúde das aves é afetada e, dependendo do microrganismo, a doença pode ser leve e temporária ou pode até mesmo causar a morte”.

Avicultura 

Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Aves.

Mau manejo nutricional de aves causa prejuízos econômicos para a fazenda

O estudo publicado no Sitio Argentino de Producción Animal também traz a informação de que, quando a ação do sistema imunológico é comprometida por um mau manejo nutricional de aves, o crescimento, o metabolismo e a necessidade de nutrientes são prejudicados, afetando, consequentemente, a produtividade da fazenda.

“O desenvolvimento corporal e a produtividade da carne ou dos ovos são comprometidos. As aves usam os nutrientes primeiro para sobreviver e o que sobra, para produzir. Por exemplo, nas galinhas: se a dieta é muito pobre em minerais, elas primeiro usam o que a dieta fornece para sobreviver e depois para produzir ovos. Portanto, se o problema for prolongado, ela para de produzir ovos”, explica o doutor em Imunologia.

Protocolo alimentar deve seguir as especificações da nutrição de aves de corte e de galinhas poedeiras

A nutrição de aves de corte tem exigências diferentes da nutrição de galinhas poedeiras. Além disso, os requisitos mudam durante o ciclo de vida do animal. Por isso, é fundamental que o manejo nutricional de aves seja elaborado por um especialista. “As casas de genética têm guias de manejo nutricional à disposição de seus clientes. Se os criadores seguirem essas orientações das casas, não haverá problema, e os animais vão crescer e produzir corretamente. O problema é a falta de alguns nutrientes, seja por falta de conhecimento ou problemas econômicos”, afirma o médico-veterinário.

Resumidamente, a nutrição de aves é um dos principais pilares do bem-estar animal. Um bom manejo nutricional de aves colabora para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo doenças de galinha que comprometem a biosseguridade da granja, a saúde dos animais e a produtividade. 

* Juan Lopez é médico-veterinário, mestre em Patologia Aviária pela Austral University of Chile e doutor em Imunologia pela Lincoln University, da Nova Zelândia. Tem mais de 20 anos de experiência no setor avícola e atualmente trabalha em MSD Saúde Animal.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.