Avicultura

Os sintomas da doença de Gumboro e como preveni-la

10 Dezembro 2021

A vacina para a doença de Gumboro é a principal forma de prevenção da enfermidade

A doença de Gumboro, também chamada de doença infecciosa da bursa (IBD) ou bursite, é uma infecção aviária provocada pelo birnavirus que afeta primordialmente o sistema imune. Desta forma, o Gumboro destrói o tecido linfóide (bolsa de Fabricius), causando imunodepressão e comprometendo os sistemas de defesa do animal. Com isso, gera respostas deficitárias a outras vacinas, o que torna os animais mais suscetíveis às demais infecções.

Entre as doenças infecciosas, a doença de Gumboro tem sido uma das maiores preocupações de criadores avícolas. Além de altamente contagiosa, o prognóstico é de difícil reversão do quadro na maioria dos casos, tornando a IBD uma doença fatal de mortalidade elevada e que pode se manifestar de forma subclínica, isto é, assintomática. Por isso, é essencial estar bem informado acerca dos sintomas de Gumboro, como tratar e principalmente como evitar essa doença. Entenda melhor como prevenir as aves dessa infecção!

Doença de Gumboro: sintomas podem ser silenciosos

A doença infecciosa da bursa, em muitos casos, pode se apresentar de forma subclínica. Porém, de acordo com o Dr. em Biologia Francisco Rios, os sinais dependem da evolução da doença. “Os principais sinais clínicos relacionados à doença de Gumboro vão depender da virulência do vírus. Os vírus muito virulentos provocam mortalidade elevada associada à atrofia severa da bursa de Fabrício”, afirma o biólogo, que é especializado em Produção de Aves e em Saúde Avícola. 

“Mesmo assim é possível evidenciar eriçamento das plumas e depressão severa das aves. No caso dos vírus menos virulentos, eles podem se manifestar com desuniformidade do lote associada à atrofia da bursa com presença de edema. Estes problemas podem provocar a incidência de outras doenças causadas pela imunossupressão”, completa. Como indica um estudo da Universidade da Flórida, outros sintomas que a ave pode apresentar são desidratação, tristeza, anorexia, palidez acentuada e auto bicagem na região da cloaca. No caso de casos mais graves, com lesões mais severas, pode haver necrose de órgãos linfóides secundários, como o baço.

Avicultura 

Saiba mais sobre o portfólio de produtos e soluções da MSD Saúde Animal para Aves.

Vacina para Gumboro é a principal forma de prevenir a doença

O diagnóstico da IBD pode ser feito nos estágios iniciais da doença, levando em conta o histórico de saúde de todo o aviário, mas também pode ser de difícil execução. A taxa de contágio é muito alta, pois o vírus se contamina pelas vias aérea, ocular e digestiva. Por isso, o melhor remédio para Gumboro é a prevenção, já que apenas a partir dela é possível evitar a contaminação de todas as aves.

Desta forma, a vacinação das aves se mostra essencial, especialmente no que diz respeito à biosseguridade nas granjas, como ressalta o especialista: “É necessário conhecer qual é o vírus envolvido (muito virulento, clássico ou variante), porque a vacinação vai depender do vírus envolvido. Também é importante que nossas aves nasçam com uma imunidade maternal ótima, principalmente caso das infecções com vírus variantes. O desafio de um vírus muito virulento é que vai precisar usar vacinas com um grau menor de atenuação para proteção da bursa durante os primeiros dias de vida do pinto”, finaliza.

* Francisco Ríos é B.Sc. Doutor em Biologia pela Universidad Autónoma de Coahuila (Estado de Coahuila University), em Torreón, Coahuila, diplomado em Produção de Aves pela Universidade Nacional da Cidade do México e em Saúde Avícola pelo Instituto Holandês de Saúde Animal em Deventer. É gerente técnico nacional da MSD México, membro da Associação Nacional dos Especialistas em Avicultura (ANECA), desde 1996 e membro associado da American Association of Avian Pathologists (AAAP), desde 1999.

Newsletter Universo da Saúde Animal

Sua fonte especializada de informações relevantes sobre Saúde Animal. Inscreva-se
gratuitamente e tenha acesso a atualizações veterinárias no Brasil e no mundo.